quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Inovando com arte

Introdução:

Para promover a releitura e a produção de uma obra de arte é preciso a busca do rompimento com o modelo vigente, garantindo assim a criação de novas obras. É preciso que modifiquemos nossas criações para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecer mudanças necessárias nas produções artísticas.


Delimitação;
UTI dos Estofados – Avenida Arthur Bernardes, nº.281, Setor Pampulha.

Justificativa;

Grandes são os desafios enfrentados por uma pessoa que mesmo sem fazer nenhum curso, desenvolve um ótimo trabalho artístico. Diante do valor cultural de uma boa obra e da valorização de cada pessoa, surge à busca da criação que transmite seus ideais, buscando tornar a tão sonhada realidade de conquista. É preciso coragem e ousadia para que alguns deles se tornem ‘‘imortais’’, assim como Karin Rashid e Luiz Cezar Saraivam Feijó, que vem destacando nas obras artísticas com muito êxito. Enquanto houver pessoas, artistas e sonhadoras, as novas criações estarão presentes em nossas mentes e em nossos corações.

Objetivo Geral

• Fazer desabrochar em todos participantes suas habilidades, suas aptidões e sua admiração pela obra artística, despertando neles a vontade de se tornarem jovens artistas.

Objetivos Específicos

• Reconhecer a reciclagem como um recurso que promove movimentos artísticos;
• Valorizar as produções artísticas;
• Construir um estudo prático sobre arte contemporânea, utilizando garrafas pets, tecidos, espuma e EVA;
• Descobrir o talento e a arte de criar que cada participante do projeto possui.


Metodologia

Serão feitos encontros diários, na UTI dos Estofados. Com muitas leituras e pesquisas referentes a obras artísticas, estarei tendo como foco ‘’o sofá reciclado’’.
Com algumas orientações dadas pelos tutores orientadores, estarei incentivando a participação de todos os envolvidos no projeto. Viabilizando os materiais que serão utilizados no sofá.
Durante o processo irei debater questões relevantes na elaboração do sofá, sua confecção, seus acabamentos finais e a importância da reciclagem para o meio ambiente.


Referencial Artístico

Karim Rashid (Cairo, 18 de Setembro de 1960) é um designer egípcio de maior influência nos anos 90 e começo do século XXI. Chama a atenção por projetos que mesclam o apelo visual diferenciado em conjunto com a funcionalidade. É casado com a designer digital estadunidense Megan Lang.
Quando jovem foi estudar na Inglaterra, onde adquiriu destaque no começo de sua carreira. Em seguida passou para o Canadá, consolidando um design diferente e conseguindo destaque no mundo do design exatamente por esta caracterisca, considerada por muito como um estilo peculiar e muito chamativo. Possui em seu port-folio de trabalhos, vasos, lixeiras e hotéis no mundo todo.

Luiz César Saraiva Feijó, nasceu no Rio de Janeiro, na rua do Riachuelo, bairro da Lapa. É bacharel e licenciado em Letras Clássicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na rede oficial de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, lecionaram em diversos Colégios Estaduais e em muitas escolas particulares, inclusive faculdades, como Augusto Motta (SUAM) e Notre Dame. É Mestre em Comunicação Social pela UFRJ. Aposentou-se no início de 1997 na UERJ, onde lecionou Lingüística nos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Ministrou, também, no Curso de Mestrado em Direito da Cidade, da Faculdade Direito, Metodologia da Pesquisa, de 1991 a 1995. Aposentou-se também como professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, onde foi admitido por concurso, em 1974 e lecionou Semiologia da Cultura de Massa e Teoria da Comunicação nos Cursos de Cinema, Jornalismo, Publicidade, Biblioteconomia, Arquivologia e Nutrição. Cursou o CPOR/RJ, Artilharia, e foi declarado Aspirante a Oficial da Reserva, em 1959, Turma Olavo Bilac. Cursou a Escola Superior de Guerra (ESG), Turma Oswaldo Aranha, 1984, com todas as prerrogativas acadêmicas do Artigo 37 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº. 72699 de 27 de agosto de 1973. Foi eleito para a Academia Brasileira de Filologia, em Cadeira Nº. 28, sucedendo José Carlos Lisboa. É correspondente do jornal O Progresso da Foz, Porto, Portugal. Especializou-se nas linguagens desviantes, principalmente às relacionadas aos esportes de massas, basicamente o futebol.


Previsão de Recurso

Serão utilizadas garrafas pets, fita transparente, EVA, pistola, cola quente, tecidos, máquina de costura, linha, tesoura, fita métrica, espuma, máquina fotográfica e mão de obra.



Avaliação

As ações serão consideradas satisfatórias se todas as etapas da atividade temática forem desenvolvidas de modo que possa aperfeiçoar e valorizar as produções artísticas. Levando-nos a perceber que todos, cooperativamente, podemos construir lindas obras de artes.


Considerações finais

Por meio de pesquisas teóricas e práticas utilizadas, que permite identificar o caráter excepcional do trabalho de alguns artistas que criam novas possibilidades para a arte, mudando as regras vigentes e com isso surge a valorização dos artistas de modo geral.
Muitas campanhas educativas têm despertado as atenções para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, o centro urbano, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo.
Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.



Bibliografia

http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res01/res27501.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml
www.monografia.net/abnt/index.htm
EIGENHER, Emílio Maciel. Coleta Seletiva de Lixo- Experiências Brasileiras- Nº. 2. Rio de Janeiro. In-Fólio. 1998.

KUHNEN, Ariane. Reciclando o cotidiano. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1995. 103p.

FIGUEIREDO, Paulo J. M. A sociedade do lixo: os resíduos a questão energética e a crise ambiental. 2a ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1994. 240p.

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: UFMG, 1990, 168 p. (Coleção Aprender).

GARDNER, James. Cultura ou Lixo? Uma visão provocativa da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

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