quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ateliê de Poéticas Visuais - A Nova Iconografia

Dois artistas modernos, porém, tomaram o caminho oposto ao da maioria
e não só foram muito atentos ao vasto novo repertório visual da sociedade
moderna, como se apropriaram dessas imagens em seus trabalhos, eles
são Marcel Duchamp e o dadaísta Kurt Schwitters.
Duchamp usou produtos industrializados como um moderno vaso sanitário,
uma roda de bicicleta, além de cartões postais e outros impressos
em seus trabalhos. Não os representava numa pintura, mas capturava-os
e os exibia como Ready-mades. Também Schwitters colecionava todo tipo
de pequeno dejeto moderno que pudesse coletar nas ruas (Bilhetes de
trem, pregos, grampos, fósforos, fragmentos de jornais e revistas, botões,
arames e fios elétricos, etc.) com os quais montava suas “assemblagens”.
Assim, enquanto um Mondriam levava às últimas consequências o ímpeto
iconoclasta moderno, estes dois artistas tratavam de investigar a nova e impressionante
geração de ícones (imagens) surgida no Capitalismo.

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